sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Conflito Milenar


Essa postagem é vem do Blog do Prof.William ,do Trocando Idéias ,no final eu acrescentei alguns comentários


Quando alguém fala sobre importância de ler a
Bíblia. logo surge alguma pessoa dizendo ser coisa de sacerdote ou pastor, na busca da conversão de algum não crente. Que ótimo se todos fôssemos crentes e com conhecimentos bíblicos.


A leitura do antigo e novo testamento nos traz conhecimentos. A consciência e o livre arbítreo nos oferecem a oportunidade de crer ou não, praticar ou não

Acompanhando pela imprensa brasileira notícias, debates e explicações sobre o novo conflito entre israelenses, palestinos, árabes e muçulmanos, percebi o precário conhecimento histórico

de nossos analistas. Por indicação do professor Jacó Reichert, li no Antigo Testamento o Livro de

Josué (sucessor de Moisés, chefe militar que comandou o povo hebreu em guerras para a conquista da terra prometida), capítulo XIII, versículos de 1 a 7: "Divisão da terra prometida - A ordem do senhor".

Achando-se Josué velho, e mui avançado em anos, lhe disse o Senhor: - Tu estás velho, e de muita idade, e resta ainda um dilatadíssimo espaço de terra, que ainda não foi repartido por sorte, 2 a saber: toda a Galileia, o território dos filisteus e toda a terra de Gessuri. 3 Desde o rio Turvo, que rega o Egito, até os confins de Acaron para o norte. A terra de Canaã, que está dividida entre cinco régulos dos filisteus, o de Gaza, e o de Azot, o de Ascalon, o de Get, e o de Acaron. 4 Ao meio dia estão os Herveus, toda a terra de Canaã e Maara dos Sidônios até Afeca e os termos do Amorreu, 5 e suas fronteiras. Também o país do Líbano para o nascente desde Baalgad na raiz do monte Hermon, até a entrada de Emat. 6 Todos aos que habitam no monte desde o Líbano até as águas de Maserefot, e todos os Sidônios.

Eu sou o que hei de exterminar da face dos filhos de Israel. Venha, pois, este terreno a ser parte da herança de Israel, como te ordenei. 7 E agora reparte tu a terra, que devem possuir as nove tribos, e a meia tribo de Manassés"... O texto segue adiante tratando das fronteiras, partes, cidades, tribos e partilhas. Um verdadeiro tratado geopolítico, conforme a crença divina, ditado por Deus a Josué.

A história nos ensina também que a divisão entre o povo de Israel, árabes(palestinos) e muçulmanos, advém da concepção religiosa a partir de Abraão. Seus dois filhos foram Isaac e Ismael. O primeiro dá origem aos Hebreus (israelenses). O segundo aos ismaelitas (árabes).

O povo israelita só foi possuir um estado a partir de resolução da ONU em 1948. Os árabes têm uma história política de maior independência, apesar de toda a luta contra o Império Romano, da formação do Império Turco-otomano e da ocupação de seus territórias por ingleses e franceses praticamente até a década de 1960.

As raízes do conflito estão na concepção da formação dos Estados naquela região. Israel, ao ser criada em 1948, adere à forma de democracia representativa do ocidente, separando estado de governo e religião de política. Os árabes ainda vivem sob a concepção política teocrática fundamentalista. Não modernizaram o Estado, separando-o da religião. Os radicais não aceitam Israel como Estado, daí as guerras e os terrorismos. Aferram-se à visão geopolítica cultural milenar bíblica.

Parte dos israelenses também defendem esses princípios. Para que haja paz no Oriente, entre israelenses e árabes, será necessário definir: porção de terras e criação do Estado Palestino, território de Israel e sua aceitação pelos povos árabes, governo partilhando sobre Jerusalém e cidades sagradas, força militar da ONU para garantir os acordos celebrados. Se em mais dois mil anos os descendentes de Isaac e Ismael não conseguem se entender por concepções religiosas radicais, imaginemos os esforços que deveremos fazer para chegar a uma mudança comportamental?

Sugiro a leitura do Antigo Testamento acompanhada de mapas demonstrativos da divisão territorial geopolítica da época. Lembro também que a leitura da Bíblia não é só para quem quer fortalecer o espírito, mas para os que buscam o aprimoramento do conhecimento.
Prof. Daltro Wesp.




Gostaria de acrescentar a essa postagem do Blog do professor mais alguns detalhes
sobre a importância Histórica da Bíblia

Por ex.,considere o período em que os judeus,que eram o povo escolhido de Deus e encontravam-se cativos(Presos)por uma nação poderosa na época,Babilônia.Estamo mais ou menos no ano 610 A.C.A Bíblia fala do um Príncipe que se tornaria rei e Libertaria o Povo de Jeová Deus das mãos dos Babilõnios.

Ciro II da Pérsia, mais conhecido como Ciro, o Grande, foi rei da Pérsia entre 559 e 530 a.C.Ciro é mencionado 23 vezes na literatura do Antigo Testamento,
Em Isaias cap 44:28 Lemos:aquele que diz a respeito de Ciro:'Ele é meu pastor e executará completamente tudo aquilo em qe me agrado';dizendo[eu] de Jerusalém:'Ela será reconstruida',e do Templo:'Lançar-se-á teu alicerce.'
A história nos mostra que em uma noite de 5/6 de outubro de 539 AEC, Ciro acampou em volta de Babilônia com seu exército. Enquanto os babilônicos festejavam, engenhosamente Ciro desviava as águas do Rio Eufrates para um lago artificial. Eles puderam atravessar o rio com a água na altura da cintura e entraram sem lutar, visto que os portões estavam abertos.Em 539 a.C. Ciro conquistou a Babilônia
O Monarca Ciro foi o autor de famosa declaração que em 537 a.C. autorizava os judeus a regressar à Judéia, pondo fim ao período da Captividade Babilónica
O que muitas pessoas não percebem ao ler Isaías 44:28 é que esse rei pagão foi mencionado pelo profeta muito antes de o monarca ter nascido. Isaías profetizou nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (1:1). Portanto, seu ministério teve lugar na segunda metade do século 8 a.C. (cerca de 740-701 a.C.). Isto foi quase 1.250 anos antes de Ciro subir ao trono!

É digno de nota também o que aconteceu com Galileu Galilei famoso físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.por volta 1616 teve seus primeiros problemas com a Inquisição, (Tribunal do Santo Ofício) Esta pronunciou-se sobre sua Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico.

Entre outros Galileu defendia que a terra era Redonda,o que ia de encontro com o medo de que se alguma caravana navegasse mar adentro poderia cair precipício abaixo,pois acreditava-se que a terra era quadrada,tese defendida pela igreja católica.
hoje qualquer um sabe explicar o movimento de rotação e translação,bem como o formato da terra.Mas a bíblia muitos anos antes de galileu já registrara em Isaías 40:21 "que deus está acima do círculo da terra" e que "ele estende-a como uma gase fina"
Isso não só atesta a Bíblia como um livro historicamente exato mas também comprova que não é apenas um livro escrito por homens,logicamente sendo originado por Deus.

Nenhum comentário: