sexta-feira, 24 de outubro de 2008

No STJD, quarta-feira é o dia das punições mais severas




O STJD é formado por quatro comissões (mais o pleno, que julga os recursos), que atuam em dias específicos da semana. A primeira comissão é na segunda-feira, a segunda é na terça-feira, a terceira é na quarta-feira e a quarta é na sexta-feira. O pleno julga na quinta. A terceira é considerada a mais rigorosa.

No vídeo acima, há dois exemplos de penas mais severas da terceira comissão do STJD. Na primeira comparação, estão o lance envolvendo Léo (do Grêmio) e Jorge Henrique (Botafogo), que trocam cotoveledas numa disputa de bola, e outro com Airton (Flamengo) e Leo Lima (Palmeiras). O primeiro acerta uma cotovelada no segundo, que em seguida revida com um chute.

Ambos são casos claros de agressão e deveriam ser julgados no artigo 253, que prevê pena de 120 a 540 dias. No entanto, o palmeirense foi enquadrados no artigo 254 (jogada violenta), que prevê pena de duas a seis partidas, e o flamenguista no artigo 250 (ato desleal ou incoveniente), que suspende por um a quatro jogos.


Essa é uma prática comum em julgamentos no STJD. Como a pena para agressão é considerada alta demais, a comissão por vezes passa o jogador do artigo 253 para outro.


Na segunda comparação do vídeo, estão faltas igualmente duras cometidas por Jonilson (do Vasco, no jogo contra o Cruzeiro) e Fabinho (do Fluminense, contra o Ipatinga). Ambos foram enquadrados no artigo 254 (jogada violenta). Mas Jonilson, que encarou a terceira comissão, pegou quatro partidas mesmo sendo réu primário. Fabinho, que foi a julgamento na sexta-feira, foi suspenso por duas.

O fato de haver uma comissão mais rigorosa não é algo raro na Justiça não desportiva. O que difere é a ausência de um sistema eletrônico que faça com que seja aleatória a escolha do dia em que cairá cada julgamento. Da maneira como funciona hoje, o procedimento favorece o tráfico de influência para que determinado jogador seja julgado por essa e não por aquela comissão. E a manipulação às vezes acontece mesmo, segundo fonte ligada ao STJD.


É uma pena que no Brasil não se pode acreditar em nada,tudo pode ser manipulado,estão estragando completamente o futebol,acho que os torcedores vão acabar abandonando os estádios.

DIVULGUE ESSE VÍDEO PARA SEUS AMIGOS!!!

Nenhum comentário: