sábado, 1 de novembro de 2008

Vinícius O filme

Dirigido por Miguel Faria Jr, o documentário Vinicius é uma espécie de filme multimídia, que mostra a intimidade e a obra do poeta e compositor Vinícius de Moraes (1913-1980).
Além dos típicos depoimentos de amigos e familiares, comuns nesse tipo de projeto, há diversas intervenções teatrais protagonizadas por Camila Morgado e Ricardo Blat.
Co-produzido pela filha de Vinicius, Susana de Moraes (que é ex-mulher do diretor), o documentário é uma homenagem rasgada (e bem-vinda), que apresenta uma figura do mundo artístico brasileiro cheia de nuances. Como demonstra o documentário, o compositor, desde muito jovem, teve uma inclinação para as artes, embora tenha trabalhado para o Itamaraty.
Susana já havia feito Um Rapaz de Família (80) que, segundo ela, é um registro muito pessoal. Já Faria Jr se distancia um pouco do retrato familiar e faz um filme intercalando vida e obra de Vinícius de Moraes, que, ao longo dos mais de 50 anos de carreira, escreveu 400 versos e compôs outras 400 canções.
A importância dessa obra para a cultura nacional é sublinhada por especialistas e artistas brasileiros. O poeta Ferreira Gullar, por exemplo, afirma que as poesias antigas de Vinicius "não são dele, e ele vai se convertendo em Vinicius ao longo da carreira".
O que o documentário também deixa bem claro sobre a intimidade do poeta é que a paixão era a força motriz de sua vida e obra. Para a atriz Tônia Carrero, amiga do compositor, "ele viveu de paixões", e por isso acabou se casando nove vezes e se apaixonando outras tantas.
Já músicos e parceiros de Vinicius exploram a importância dele para a música brasileira e como era trabalhar com o mestre. Entre os tantos entrevistados estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Toquinho, que falam não apenas da veia artística, como também da etílica - no palco ou durante o processo de composição, ele não se separava de uma garrafa de uísque escocês.
Além de diversas gravações originais de canções de Vinícius, o longa conta com novas versões cantadas por artistas como Zeca Pagodinho, Olívia Byington e Adriana Calcanhoto, que aparecem no filme.


ASSISTA O FILME AQUI

Nenhum comentário: